A Comissão Organizadora do 6º Congresso Carioca de Educação Física planeja sempre atividades extras para agregar mais valor aos cursos regulares. Assim, os inscritos poderão, além de participar dos cursos de 8 horas, assistir a palestras nos intervalos dos turnos manhã/tarde (12:30 às 13:30h). São palestras com temas alternativos que complementam a formação profissional em diversas áreas, temas inovadores e novas possibilidades de atuação.
As palestras são exclusivas para os participantes do congresso e as inscrições poderão ser feitas antecipadamente ou durante o credenciamento. É mais uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e abrir novas possibilidades em sua carreira. Todas as palestras darão direito a certificado.
Confira a programação (veja a programação logo abaixo):
Dia 24 de junho de 2011 (6ª feira)
- Oportunidade de negócios BODYGENICSEquipe Bodygenics
- Elaboração e Estruturação de Projetos Sócio-esportivosProf. Thiago Merlo
- Atuação do Profissional de Educação Física nas terapias alternativasProf. Leonardo Campos
- Marketing PessoalProf. Higor Barros
Dia 25 de junho de 2011 (sábado)
- Oportunidade de negócios BODYGENICSEquipe Bodygenics
- Novas Abordagens da EF Escolar: do Tradicionalismo ao ConstrutivismoProf. Thiago Merlo
- Oficina de literatura e expressão corporalProf. Fagner Gabriel
- Reabilitação Virtual: A tecnologia a favor da recuperação das lesõesProf. Renato Sobral
- Gestão de serviços em academiasProf. Marcelo Anselmo e Silva
Ementa das palestras gratuitas
Oportunidade de negócio para professores de EF
Equipe bodygenics
- Conhecendo a Bodygenics
- O negócio Bodygenics
- Quem pode participar
- Vantagens
Elaboração e Estruturação de Projetos Sócio-esportivos
Prof. Thiago Merlo
- O que é um Projeto Social?
- O que é um Projeto Sócio-esportivo?
- Sua concepção
- Seu desenvolvimento
- Seu final de ciclo
- Assimilação do Projeto ao plano de Política de Governo
- Vinculação de Políticas de Governo para Políticas Públicas
- Parcerias Público-Privadas nas áreas esportivas e laborais
- A Educação Física como força motriz para Projetos Sócio-esportivos
Atuação do Profissional de EF nas terapias alternativas
Prof. Leonardo Campos
- O que é Acupuntura, Auriculoterapia e Shiatsu?
- Quais os benefícios trazidos aos clientes/alunos do Profissional de Educação Física?
- Aspectos Legais da utilização da Acupuntura, Auriculoterapia e Shiatsu
- Acupuntura, Auriculoterapia e Shiatsu X Exercícios Físicos
Marketing Pessoal
Prof. Higor Barros
- Técnicas para conhecer o seu cliente
- A comunicação com seu cliente
- Saiba ouvir
- Regras de um bom ouvinte
- O ato de agradecer
- Saiba conversar com seu cliente e manter-se interessante todo o tempo
- As maneiras de se comunicar com o sexo masculino e com o sexo feminino
Novas Abordagens da EF Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo
Prof. Thiago Merlo
- A Educação Física Escolar e suas Concepções e Fundamentos
- A Concepção Política da Educação Física Escolar Tradicional e Construtivista
- As mudanças educacionais: os PCN´s e a LDB
- Definições de Construtivismo na Educação Física Escolar
- Exemplos de atividades construtivistas na Educação Física Escolar
- Jogos Cooperados
- Jogos Lúdicos
- Interdisciplinaridade e Jogos
Reabilitação Virtual: A tecnologia a favor da recuperação das lesões
Prof. Renato Sobral
- Os jogos e a utilidade nas ciências da saúde
- Tipos de reabilitação (neuromotora, musculoesquelética e funcional, cognitiva)
- Entretenimento e motivação na adesão e aderência do indivíduo a um programa de reabilitação
- Nintendo Wii e reabilitação (aplicabilidade do sistema)
- Nintendo Wii como instrumento de avaliação do equilíbrio postural (Wii Balance Board)
- Nintendo Wii como ferramenta para Core training
- Nintendo Wii VS XBox Kinetic
- Perspectivas futuras
Gestão de serviços em academias
Prof. Marcelo Anselmo e Silva
- A esfera dos serviços aplicada ao fitness
- Os quatro princípios dos serviços e sua relação com o fitness
- Padronização de serviços
- A relevância do “P” de pessoas no serviço
- Gestão de demanda
- Como maximizar seu serviço em torno da expectativa de clientes
- Sincronize seus esforços com o calendário
- Gestão de relacionamento com cliente
- A importância da manutenção do cliente para a esfera de serviços
- Como maximizar os “momentos-verdade”
- Ações de reparação bem-sucedidas