Afinal, o que é o treinamento funcional?

Como o próprio nome já diz, o treinamento funcional tem que ser… funcional! Essa ideia se fundamenta, principalmente na especificidade do movimento: treinar tentando reproduzir, ao máximo, o gesto esportivo ou laborativo da pessoa. O treinamento funcional procura trabalhar movimentos em vez de músculos isolados, buscando uma maior integração do corpo humano.

curso-de-treinamento-funcional
Aula prática de treinamento funcional no CCEF

Entretanto existe um “estágio” anterior a esse movimento integrado e que o treinamento funcional explora muito bem: o desenvolvimento da musculatura do CORE. Isso é uma prioridade no treinamento funcional, uma vez que essa região mantém a estabilidade da coluna vertebral, estabiliza a coluna e a pelvis durante os movimentos e ajuda a gerar força para o movimento do tronco, além de prevenir dores na região lombar. Esse sistema estabilizador deve, então, ser treinado e fortalecido antes do sistema muscular que produz um movimento específico.

Equilíbrio, coordenação, velocidade, resistência, força, potência, agilidade e mobilidade são alguns dos conceitos trabalhados com o treinamento funcional e que são necessários para a realização de qualquer movimento no dia a dia e nos esportes. Esses movimentos são trabalhados com movimentos básicos do corpo humano, como puxar, empurrar, levantar, abaixar e agachar.

thumb-palestrante-jorge-mattosA 9ª edição do Congresso Carioca de Educação Física traz o curso “Estratégias de atuação em treinamento funcional”, com uma abordagem eminentemente prática apresentada pelo professor Jorge Mattos, professor certificado do CORE 360º. Você sairá desse curso com uma nova visão desse tipo de treinamento, apto a começar a aplicar os conhecimentos trazendo resultados satisfatórios para seus alunos e clientes, além de poder adquirir todo o material de treinamento funcional por um preço bem mais em conta.

Saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição aqui.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe, comente!

WhatsApp do 15CCEF
Enviar