Mais um ano de sucesso! Assim podemos resumir como foi o 10º Congresso Carioca de Educação Física! Uma estrada construída com muito sacrifício e trabalho, mas que é coroada com a presença de profissionais e estudantes de todo o Brasil e a visibilidade cada vez maior do evento!
Abertura do 10º CCEF
Foram muitas as novidades em 2015, a começar pela retomada da abertura do evento, um momento de reflexão e congraçamento, onde pudemos fazer um histórico dessa caminhada de 10 anos e visualizar o que teremos daqui pra frente.
Compuseram a mesa, durante a solenidade de abertura, os seguintes profissionais:
- Daniel Leão, representando o Centro Educacional Rosa Chamma (CERC), que abre há 6 anos abre suas portas para a realização do CCEF.
- Angelo Vargas, PATRONO do CCEF.
- Leonardo Allevato, idealizador e organizador do CCEF.
- Fábio Tubino, representando seu pai, o professor Manoel Tubino, apoiador do CCEF desde sua criação.
- Verônica Nolasco, coordenadora do curso de Gestão Desportiva da FACHA.
Premiações e homenagens
Durante a abertura, além da exposição do histórico do CCEF, foram feitas diversas homenagens, com as premiações criadas para essa edição e que serão realizadas, a partir de agora, em todas as edições do evento.
O Prêmio Carioca de EF foi criado para agraciar profissionais e empresas de destaque no mercado fitness nacional, através de votação espontânea na internet, valorizando a posição de cada profissional/empresa no mercado, dando mais visibilidade a cada premiado. Foram vencedores na etapa 2015:
- Categoria Professor Universitário: Tufic Derzi
- Categoria Profissional: Felipe Triani
- Categoria Livro/E-books: Valores, enfrentamento, representações sociais: experiências do ensino superior na área de saúde (Cristina Novikoff)
- Categoria Internet: Facebook do professor Tufic Derzi
- Categoria Fornecedores: Universal Fit
A categoria Iniciação Científica premiou os três melhores trabalhos apresentados na sessão científica com um certificado (o primeiro colocado também recebeu um troféu) e uma premiação em dinheiro. Os vencedores foram:
- 1º lugar: Avaliação da capacidade aeróbica e dos hábitos de vida de alunos do Ensino Médio do Estado do RJ (Davi Lopes)
- 2º lugar: Análise do sexo na idade do pico de performance em atletas profissionais (Raphael Fabrício de Souza)
- 3º lugar: Análise de habilidades motoras fundamentais de escolares do Ensino Fundamental (Herivelton Fernandes)
Homenagens especiais foram feitas ao professor Felipe Goulart, grande incentivador e palestrante do CCEF; ao professor Manoel José Gomes Tubino, na pessoa de seu filho, Fábio Tubino, que muito contribuiu para o desenvolvimento da Educação Física, além de ser um grande incentivador do CCEF, até sua morte, em 2008. Também foi homenageado o professor Angelo Vargas, que ajudou a formatar o 1º CCEF e que foi condecorado com o título de “Patrono do CCEF”.
Durante a abertura, também tivemos uma apresentação cultural com o professor Guto Adyala, apresentando o trabalho sensacional que ele faz com crianças através da música, além do lançamento do livro “Obesidade infantil: um olhar para os múltiplos fatores”, do professor Teófilo Otoni.
A palestra magna de abertura ficou por conta de Márcio Marques, supervisor de infra-estrutura da Autoridade Pública Olímpica (APO), com o tema “Tendências do esporte para 2015-2016”.
Toda a abertura foi conduzida pelo professor de Educação Física e jornalista Clery Quinhones, que veio especialmente de Santa Maria, RS para participar desse evento. O convite foi feito especialmente para marcar esses 10 anos, tendo ele conduzido, também, a abertura do 1º Congresso Carioca de Educação Física, em 2006.
Cursos e Sessão Científica
Com cerca de 30 cursos teóricos e práticos, o #10CCEF foi realizado em 3 unidades do CERC, que desde 2010 abre suas portas para receber estudantes e profissionais de Educação Física de todo o Brasil! O destaque dessa edição foi a comitiva de Parintins, AM, com cerca de 40 pessoas. Nosso agradecimento especial a eles e também aos participantes do RS, SC, SP, MG, ES, MT, RO, BA, SE, PI e, claro, das diversas cidades do Rio de Janeiro.
A sessão científica recebeu 25 trabalhos, dentre os quais 3 foram premiados, conforme mencionado acima. Os trabalhos serão publicados na Revista Carioca de Educação Física, que a partir de 2015 passará a contar com duas edições anuais. A professora Eliane Cunha Gonçalves, mais uma vez, conduziu de forma brilhante esse momento, abrindo o espaço para debates e discussões que enriqueceram o conhecimento dos participantes.
Fotos do 10º CCEF
Você pode conferir as fotos oficiais do evento nesse álbum. Confira, também, as fotos feitas pelo nosso jornalista Clery Quinhones e as fotos marcadas por vocês com as hashtags #10CCEF, #10anosCCEF e #congressocarioca.
Já estamos preparando o #11CCEF, que acontecerá de 28 a 30 de maio de 2016, podemos contar com sua presença?