Conhecendo a ginástica artística

A ginástica artística, também conhecida como ginástica olímpica, é um conjunto de exercícios corporais sistematizados onde se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. É um esporte milenar – nos tempos da antiga Grécia ela servia como elemento desenvolvedor da cultura do povo.

Na atualidade, ela é utilizada com fins competitivos e assistir uma competição de qualquer uma de suas modalidades pode emocionar a todos. Baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos e que são diferenciados para homens (barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre a mesa, argolas e solo) e para mulheres (exercícios de solo, salto sobre a mesa, paralelas assimétricas e trave de equilíbrio).


“Ginástica é um esporte tanto emocionante quanto belo, que não requer somente coragem de seus adeptos como também graça e domínio do corpo.”

É comum ver, hoje em dia, escolinhas de ginástica artística, onde, além do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças, é possível detectar e desenvolver talentos para fins de participação em campeonatos mundiais. Como qualquer modalidade esportiva, exige muita disciplina, pois a concentração e a preparação física são extremamente relevantes para o alto desempenho.

É um erro pensar que a prática da ginástica artística leva a uma “atrofia” da musculatura das crianças praticantes. O que acontece, na verdade, é um processo de seleção natural, onde aqueles que possuem as características físicas (biotipo) mais específicas conseguem avançar na prática da modalidade. Outra barreira que deve ser ultrapassada também é achar que o treinamento de força pode ser prejudicial para crianças. Quando bem orientado e realizado de acordo com o desenvolvimento maturacional da criança, esse tipo de treinamento traz apenas benefícios. Sabendo da importância e da necessidade de desenvolver novos talentos, grandes empresas já estão implementando projetos para crianças dentro da modalidade.

O profissional de Educação Física que quiser atuar nessa área encontrará um campo aberto para desenvolver seu trabalho, uma vez que ainda há tempo para se descobrir talentos e prepará-los para as Olimpíadas de 2016, a serem realizadas no Brasil. Mas, para isso, é preciso atualizar seus conhecimentos nessa área e por conta dessa necessidade, trazemos o curso Ginástica Artística: da iniciação ao alto rendimento para a 6ª edição do Congresso Carioca de Educação Física.

Quem vai ministrar o curso é a professora Larissa Salgado, que além de ser uma especialista na área, é uma das diretoras da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro e técnica de ginástica do C.R. Vasco da Gama, além de árbitra nacional e professora da rede de academias A!Body Tech.

Esse é um curso que pode abrir portas para um novo ciclo em sua carreira, já que o mercado também está à procura de novos talentos profissionais. Não perca essa chance!

E você, já escolheu seus cursos em nosso evento?

Gostou desse artigo? Compartilhe, comente!

WhatsApp do 15CCEF
Enviar