A Educação Física escolar precisa de cada vez mais criatividade e novas atividades para torná-la mais atrativa para os alunos e ainda promover a melhoria das habilidades motoras, cognitivas e afetivas, três pilares básicos que podem ser muito bem trabalhados em modalidades esportivas. Nesse sentido, trabalhar com esportes alternativos na Educação Física escolar pode trazer essa atratividade de que as crianças tanto precisam!

Separamos cinco desses esportes para você conhecer um pouco mais:

Korfebol: jogo criado na Holanda em 1902. Semelhante ao basquete, mas com regras pedagógicas, equipes mistas, não progressão com a bola e sem contato físico, tornam o Korfebol um jogo cooperativo, não violento e acessível a todos, favorecendo a pessoas com dificuldade motora, cadeirantes, terceira idade e autistas. No Brasil, seu maior divulgador e o professor de Educação Física Marcelo Soares, tendo concedido diversas entrevistas na TV como Ana Maria Braga, Fox Sports, Esporte Espetacular, Canal Futura entre outros.

Ultimate Frisbee: é um esporte coletivo praticado com um disco. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipe na área adversária; tem semelhanças com o rugby e o futebol americano.

Zaccarobol: apresenta-se como modalidade esportiva para fins de ganho de qualidade de vida e de cunho de alto rendimento. Criado na década de 90 pelo professor Sérgio Plaster Zaccaro, o esporte veio se desenvolvendo e se aprimorando até os dias atuais, bem como seu formato de jogo similar ao voleibol. Praticado com duas raquetes em forma de mão, “luvas” e uma bola de tênis, com uma rede suspensa. O jogo é muito divertido e dinâmico.

Flagbol: é o futebol americano sem contato e que permite desfrutar das estratégias e fundamentos do jogo sem correr riscos.

Manbol: esporte criado na Amazônia pelo Professor Rui Hildebrando. Único esporte no mundo praticado com duas bolas em formato de “manga” por isso nome MANBOL (Manga + Bola). O material utilizado são duas bolas e uma rede suspensa.

Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Assista a essa live com os criadores/divulgadores desse esporte clicando aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp do 15CCEF
Enviar